quinta-feira, 5 de junho de 2014

Koryo Sooji Shin - Acupuntura nas mãos







Koryopuntura ou Quiro-Acupuntura é a Acupuntura aplicada às mãos.

Essa técnica de Acupuntura baseia-se na Teoria da Correspondência, pela qual se verifica que para cada ponto de aplicação no corpo, existe um correspondente nas mãos.
Técnica desenvolvida pelo sul coreano Dr. Tae Woo Yoo, em 1971, mestre em acupuntura corporal, buscava aperfeiçoar tal método, pois o considerava doloroso, em determinados casos de difícil solução e com efeitos colaterais (chegou-se a provocar choques, mudez, e até invalidez por atingir articulações), pois as agulhas usadas na acupuntura clássica, na época (1971), eram grossas e compridas (7 a 8 cm).

Já ligado neste plano de busca, sem conseguir nada eficiente, até já tinha desenvolvido a pulsologia Yin-Yang Certo dia há 30 anos atrás, numa madrugada ele sentiu uma grande dor na nuca direita (região de VB20), que o impedia de dormir. Tentou as técnicas conhecidas de acupuntura e massagem e sem êxito, tentou adormecer novamente. 

Num estado de acordar- desacordado, veio uma idéia de que poderia usar o dedo médio como sendo o equivalente à cabeça. Começou a massagear a ponta deste dedo, com uma caneta, e percebeu pontos muitos doloridos e que com o continuar da massagem a dor de cabeça diminuiu consideravelmente. Intrigado com o resultado, colocou agulha de acupuntura no mesmo ponto e a dor desapareceu completamente. 

Pelas mãos, o corpo pode ser funcionalmente controlado. Na mão humana existem 345 pontos de acupuntura que, quando estimulados, permitem regular as partes correspondentes no corpo inteiro. 

Os fundamentos da Quiro-acupuntura são idênticos aos da acupuntura tradicional que se baseiam no equilíbrio das energias opostas (“yin” e “yang”).
Os pontos sensíveis na mão são correspondentes aos eventuais problemas  no corpo.
Nódulos, escamações, inflamações, etc. em pontos na mão podem determinar problemas na sua área de correspondência no corpo.

Vantagens da koryo sobre a Acupuntura Tradicional

·    Nessa técnica, pequenas agulhas ou cones de moxa são aplicados na superfície das mãos, o processo é menos doloroso e cada sessão dura cerca de 30 minutos
·     A profundidade de penetração e o tamanho das agulhas são muitomenores em relação  à acupuntura corporal. Com isso diminui o desconforto e a possibilidade de inserções profundas.
·    O efeito e a intensidade do tratamento efetuado são mais efetivos, profundos e rápidos.
·      Não há riscos de atingir órgãos ou estruturas vitais.
·      A manipulação na mão é mais prática e confortável para o terapeuta e o paciente.
·      É um micro sistema com o potencial de tratamento do macro sistema, sem o inconveniente do mesmo, sendo superior a qualquer micro sistema existente.
·      Não tem contra indicação. Apenas cuidados e critérios a serem seguidos.

OBS: Esta técnica sempre será associada a outras, dentro do contexto de visar o equilíbrio energético da pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário