quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

OS CINCO PRINCÍPIOS DO REIKI

Os princípios do Reiki, ou GO KAI - como é chamado em língua japonesa - eram recitados pelo monge budista japonês que redescobriu e divulgou o Reiki, Mikao Usui, no início dos seus trabalhos. 
Ele acreditava que isso auxiliava positivamente na saúde da mente e do corpo. Usui também pensava que uma atitude mental positiva era um fator fundamental para a autocura, e que a capacidade de se libertar das preocupações era o primeiro passo do processo de limpeza energética do corpo e da mente.
No início do século XX, o monge observou que muitas pessoas que se curavam de suas doenças através das aplicações do Reiki, regressavam continuamente com novas doenças. 
Usui percebeu, então, que não era efetiva a cura do corpo, se as pessoas não pudessem refletir sobre a vida que levavam e a causa das doenças. 
Foi a partir dessa constatação que ele criou os Cinco Princípios do Reiki, para que as pessoas pudessem compreender a respeito de sua verdadeira cura, que deveria ser não só física, mas uma questão que também envolvesse conscientização e evolução espiritual.
PRINCÍPIO 1: "SÓ POR HOJE EU NÃO ME PREOCUPO"

As preocupações estão repletas de medos e bloqueiam as esperanças.
 Se você conseguir se libertar pelo menos de algumas preocupações no dia a dia, perceberá que ficará gradualmente mais calmo e relaxado. 
Em longo prazo, as preocupações podem gerar ansiedade, dores de cabeça e nas costas, estresse crônico, problemas digestivos, entre outros.
Experimente viver mais intensamente o presente e dar cada passo com amor, bons pensamentos e atitudes positivas. Preocupe-se menos com o que já passou e com o que está por vir, viva o momento atual. 
Livrar-se de algumas preocupações é um grande passo em direção a uma vida melhor e mais positiva.

PRINCÍPIO 2: "SÓ POR HOJE EU NÃO ME ABORREÇO"

Este, para muitos, é o mais difícil dos cinco princípios, pois leva-nos ao processo de libertação do sentimento de raiva.
A irritação e a raiva desarmonizam e criam doenças físicas. Seria muito proveitoso se aprendêssemos a transformar essas energias de modo construtivo, controlando a raiva e negociando soluções sensatas para os nossos conflitos.
Uma boa ajuda que podemos prestar a nós mesmos é recusar os sentimentos e as energias de raiva, trocando-os pelo diálogo e negociação, fazendo isso um dia de cada vez.

PRINCÍPIO 3: "SÓ POR HOJE EU SEREI BONDOSO COM O PRÓXIMO E COM TODOS OS SERES VIVOS"

Este princípio consiste em aprender a honrar todas as nossas relações da forma como elas se apresentam na nossa vida. 
Mostrar amor e respeito por todos os seres, respeitando as diferenças, significa amar e respeitar a nós mesmos. Somos todos parte de uma mesma energia, do todo.
Experimente viver em harmonia com o outro, sem julgar o seu modo de vida. Respeite sua própria condição individual, respeite também a natureza e os seres vivos. 
A sensação de leveza, fluidez e bem-estar invadirá sua vida!

PRINCÍPIO 4: "SÓ POR HOJE EU TRABALHAREI HONESTAMENTE"

Este princípio defende que você ganhe a vida honestamente, sem prejudicar quem quer que seja. 
Fazendo isso, terá uma vida mais harmoniosa e se sentirá bem com todos que lhe rodeiam.
O simples fato de ter consciência, no final do dia, que fez seu trabalho da melhor forma, oferece mais consideração e respeito por si próprio. 
E ter a clareza que realiza seus afazeres de forma honesta pode trazer paz, harmonia e consciência tranquila, melhorando muito sua qualidade de vida.

PRINCÍPIO 5: "SÓ POR HOJE EU AGRADEÇO PELAS MINHAS VÁRIAS BÊNÇÃOS"

Este princípio diz respeito ao crescimento mental e espiritual, pois nos ajuda a aceitar aos obstáculos que a vida nos coloca. 
Ser grato por tudo que acontece na nossa vida atrai a energia da abundância porque transformamos reclamação em reconhecimento. 
Então, adote uma postura muito mais positiva e grata diante da vida e das dificuldades diárias.
Podemos aprender a agradecer todos os dias por tudo, nos sentindo merecedores de todas as dádivas conquistadas.
Os cinco princípios do Reiki são um chamado a questionar de maneira profunda nossa própria conduta e a abandonar costumes antigos e carentes de sentido. 
Qualquer pessoa pode praticar estes ensinamentos, beneficiando-se, evoluindo e tendo uma vida mais feliz.
Que tal praticar estes ensinamentos de amor, perdão e libertação?
Uma vida mais leve e equilibrada o espera. 
Você pode mudar, basta querer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário