quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Os Sintomas de Infarto em Homens e Mulheres


Dr. Bruno Valdigem 
CARDIOLOGIA - CRM 118535/SP

ARTIGO DE ESPECIALISTA PUBLICADO EM 09/12/2015
Infarto ou angina são formas de apresentação da doença arterial coronariana. O músculo cardíaco (miocárdio) é alimentado através das artérias coronárias, que levam sangue da aorta até as fibras. O coração não consegue utilizar o sangue que passa por dentro dele e é bombeado para o restante do corpo. Ao longo da vida, parte do colesterol é depositado dentro das artérias, diminuindo a luz por onde passa o sangue. Essa dificuldade do miocárdio em receber sangue oxigenado leva a sofrimento do músculo (isquemia), causando dor durante o esforço físico. Às vezes essa gordura cresce tanto que rompe para dentro da luz da coronária, obstruindo totalmente o vaso e causando intenso sofrimento e morte das fibras musculares (infarto).

Infarto em homens

Em homens a dor do infarto geralmente é percebida como uma pressão no peito, mal definida, uma dor que a pessoa não sabe dizer de onde vem. Não é possível localizar com um dedo. A dor pode ser acompanhada de suor sem estar sentindo calor ("suor frio"), dor em braços, dor na boca do estômago e até dor na mandíbula. Tonturas e desmaios durante a dor podem acontecer.

Infarto em mulheres

Em mulheres os sintomas variam mais. As dores podem ser descritas como queimação, pontadas, facadas, em região do peito. As dores em mulheres geralmente são subvalorizadas, pois classicamente mulheres antes da menopausa têm menos chance de ter infarto que homens da mesma idade. Hoje mulheres fumam, bebem, tem trabalhos estressantes e se exercitam pouco. Usam anticoncepcionais, que associados a alguns outros fatores de risco, como dieta inadequada e sedentarismo, bem como cigarro, aumentam a chance de trombose e infarto.
Publicidade

Tratamento

O tempo da entrada em um pronto socorro até o diagnóstico é maior para as mulheres, e isso faz diferença na evolução da internação. Em doença coronariana usamos a frase "tempo é músculo", o que significa que quanto mais tempo leva para tratar, maior o dano ao miocárdio. Mulheres são menos submetidas a trombólise que homens - trombólise é o tratamento com uma medicação que tenta desobstruir de forma aguda a coronária durante infarto agudo do miocárdio.
O tratamento para homens e mulheres é o mesmo. Medicação via oral, em casos menos graves. Medicação intravenosa, como trombolíticos, quando observamos que artéria esta completamente obstruída. E angioplastia, sempre que disponível, que permite localizar onde está a obstrução e tratar de uma forma pontual, bem localizada e geralmente de forma mais duradoura que a trombólise. É colocado um "stent", um alicerce de metal por dentro da obstrução para evitar que feche novamente.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

OS CINCO PRINCÍPIOS DO REIKI

Os princípios do Reiki, ou GO KAI - como é chamado em língua japonesa - eram recitados pelo monge budista japonês que redescobriu e divulgou o Reiki, Mikao Usui, no início dos seus trabalhos. 
Ele acreditava que isso auxiliava positivamente na saúde da mente e do corpo. Usui também pensava que uma atitude mental positiva era um fator fundamental para a autocura, e que a capacidade de se libertar das preocupações era o primeiro passo do processo de limpeza energética do corpo e da mente.
No início do século XX, o monge observou que muitas pessoas que se curavam de suas doenças através das aplicações do Reiki, regressavam continuamente com novas doenças. 
Usui percebeu, então, que não era efetiva a cura do corpo, se as pessoas não pudessem refletir sobre a vida que levavam e a causa das doenças. 
Foi a partir dessa constatação que ele criou os Cinco Princípios do Reiki, para que as pessoas pudessem compreender a respeito de sua verdadeira cura, que deveria ser não só física, mas uma questão que também envolvesse conscientização e evolução espiritual.
PRINCÍPIO 1: "SÓ POR HOJE EU NÃO ME PREOCUPO"

As preocupações estão repletas de medos e bloqueiam as esperanças.
 Se você conseguir se libertar pelo menos de algumas preocupações no dia a dia, perceberá que ficará gradualmente mais calmo e relaxado. 
Em longo prazo, as preocupações podem gerar ansiedade, dores de cabeça e nas costas, estresse crônico, problemas digestivos, entre outros.
Experimente viver mais intensamente o presente e dar cada passo com amor, bons pensamentos e atitudes positivas. Preocupe-se menos com o que já passou e com o que está por vir, viva o momento atual. 
Livrar-se de algumas preocupações é um grande passo em direção a uma vida melhor e mais positiva.

PRINCÍPIO 2: "SÓ POR HOJE EU NÃO ME ABORREÇO"

Este, para muitos, é o mais difícil dos cinco princípios, pois leva-nos ao processo de libertação do sentimento de raiva.
A irritação e a raiva desarmonizam e criam doenças físicas. Seria muito proveitoso se aprendêssemos a transformar essas energias de modo construtivo, controlando a raiva e negociando soluções sensatas para os nossos conflitos.
Uma boa ajuda que podemos prestar a nós mesmos é recusar os sentimentos e as energias de raiva, trocando-os pelo diálogo e negociação, fazendo isso um dia de cada vez.

PRINCÍPIO 3: "SÓ POR HOJE EU SEREI BONDOSO COM O PRÓXIMO E COM TODOS OS SERES VIVOS"

Este princípio consiste em aprender a honrar todas as nossas relações da forma como elas se apresentam na nossa vida. 
Mostrar amor e respeito por todos os seres, respeitando as diferenças, significa amar e respeitar a nós mesmos. Somos todos parte de uma mesma energia, do todo.
Experimente viver em harmonia com o outro, sem julgar o seu modo de vida. Respeite sua própria condição individual, respeite também a natureza e os seres vivos. 
A sensação de leveza, fluidez e bem-estar invadirá sua vida!

PRINCÍPIO 4: "SÓ POR HOJE EU TRABALHAREI HONESTAMENTE"

Este princípio defende que você ganhe a vida honestamente, sem prejudicar quem quer que seja. 
Fazendo isso, terá uma vida mais harmoniosa e se sentirá bem com todos que lhe rodeiam.
O simples fato de ter consciência, no final do dia, que fez seu trabalho da melhor forma, oferece mais consideração e respeito por si próprio. 
E ter a clareza que realiza seus afazeres de forma honesta pode trazer paz, harmonia e consciência tranquila, melhorando muito sua qualidade de vida.

PRINCÍPIO 5: "SÓ POR HOJE EU AGRADEÇO PELAS MINHAS VÁRIAS BÊNÇÃOS"

Este princípio diz respeito ao crescimento mental e espiritual, pois nos ajuda a aceitar aos obstáculos que a vida nos coloca. 
Ser grato por tudo que acontece na nossa vida atrai a energia da abundância porque transformamos reclamação em reconhecimento. 
Então, adote uma postura muito mais positiva e grata diante da vida e das dificuldades diárias.
Podemos aprender a agradecer todos os dias por tudo, nos sentindo merecedores de todas as dádivas conquistadas.
Os cinco princípios do Reiki são um chamado a questionar de maneira profunda nossa própria conduta e a abandonar costumes antigos e carentes de sentido. 
Qualquer pessoa pode praticar estes ensinamentos, beneficiando-se, evoluindo e tendo uma vida mais feliz.
Que tal praticar estes ensinamentos de amor, perdão e libertação?
Uma vida mais leve e equilibrada o espera. 
Você pode mudar, basta querer!

REIKI

 Reiki - técnica japonesa de canalização de energia, passada através do toque das mãos - tem como principal objetivo energizar e harmonizar os corpos físico, emocional, mental e energético de quem o recebe. No momento da aplicação da técnica, o reikiano (profissional que aplica o Reiki) mentaliza símbolos específicos e os desenha de forma imaginária com as mãos, além de repetir o nome de cada um.
A função desses símbolos é ajudar o profissional a se conectar com o Reiki e concentrar energia nos campos energético, emocional, mental e físico de quem recebe a aplicação da técnica. Isso causa uma série de benefícios nas pessoas que se submetem à terapia, como relaxamento, sensação de paz, aumento de energia, maior clareza mental e alívio de dores e desequilíbrios físicos. Também equilibra e harmoniza, fazendo com que cada um compreenda sua verdade interna.
Cada símbolo possui um nome, uma forma específica de ser traçado, um campo de atuação e uma função diferente. E vale reforçar que a pessoa que recebe o Reiki não precisa conhecer os símbolos para sentir os efeitos da técnica. Apenas quem o aplica - ou seja, o reikiano - é que necessita ter um conhecimento profundo dos símbolos, para utilizá-los como auxiliares no processo de canalização de energia. Somente depois do curso de iniciação da técnica o estudante se torna apto para aplicar o Reiki em outras pessoas, animais, plantas ou ambientes.

SÍMBOLOS DO REIKI SÃO SAGRADOS

Os símbolos do Reiki não diferem de qualquer outro símbolo e até bem pouco tempo atrás eram considerados secretos. Porém, com a globalização de toda e qualquer informação, os conhecimentos e os símbolos vieram a público e estão disponíveis para todos.
No entanto, eles continuam sagrados e dignos do nosso imenso respeito e gratidão. Por isso, devem ser usados com todo o amor, pela sua força e ação no universo.
De acordo com os conceitos da psicologia junguiana, o inconsciente se expressa primariamente através de símbolos.
 Além dos símbolos (pessoais) encontrados em sonhos ou fantasias de uma pessoa, há também símbolos coletivos importantes, que são geralmente encontrados nas imagens religiosas e culturais, como por exemplo: a cruz, a estrela de seis pontas, a espiral e o círculo. 
Os símbolos representam conceitos que não podemos definir com clareza ou compreender plenamente, pois abrangem conteúdos maiores que as palavras conseguem explicar.

MANTRAS NO REIKI

No curso de nível 2 do Reiki o participante aprende três símbolos e seus nomes/mantras. 
No terceiro nível, mais um símbolo e mantra são ensinados. Assim, no total são quatro mantras e símbolos utilizados (e aprendidos)no sistema de Reiki tradicional.
 Naturalmente, com o progresso através dos níveis do aprendizado adquire-se informação, conhecimento e prática. 
Os símbolos não são necessariamente secretos, mas também não são compartilhados até que o reikiano-praticante chegue a um nível adequado de compreensão.
Você sabia que a prática também pode ser usada em alimentos?
Ao conectar-se com a energia do Reiki, a pessoa passará essa energia por meio de suas mãos para bebidas, legumes, frutas, verduras e outros.
No momento do uso da técnica, quem for fazê-la deve posicionar ambas as mãos sobre o alimento ou prato pronto e vibrar um sentimento de amor incondicional, para que a energia flua com maior rapidez e eficácia e isso pode ser feito tanto antes do preparo quanto durante e após a refeição ficar pronta. Todos os tipos de alimentos estão liberados para receber a energia do Reiki.
o experimento com águas feito pelo Dr. Masaru Emoto, em que é visto que as moléculas d´água se apresentam de formas diferentes conforme o pensamento e o sentimento humanos associado a elas,a aplicação do Reiki na comida pode melhorar a qualidade energética de seus componentes, equilibrando-os e tornando a comida menos nociva - porém, é bom atentar que isso não se refere ao valor calórico do prato.Como a vibração enérgica do Reiki é de uma frequência alta, as energias que a comida ou a bebida recebem tendem a serem sutis, limpando impurezas do campo energético. É um alimento mais harmonizado, que entra em sintonia com todo o corpo.